domingo, 13 de janeiro de 2013

PILATES OU RPG? QUAL O MELHOR TRATAMENTO?



Uma pergunta muito freqüente no consultório: Qual a diferença entre  RPG e  Pilates? 
Primeiro, estes métodos devem ser realizados sob supervisão de um terapeuta capacitado, com conhecimentos em Fisiologia, Anatomia e Biomecânica do corpo humano.

RPG
O RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica aplicada por fisioterapeutas, de modo individualizado,  que trata os desequilíbrios  do corpo humano com trabalho muscular  e respiratório global. Além disso, esta técnica auxilia a melhora da consciência corporal.

Esta técnica foi criada por um fisioterapeuta francês Philippe Souchard, seguindo os princípios de: 
- Individualidade (cada indivíduo reage de uma maneira diferente), 
- Casualidade  (a causa do problema pode estar distante do sintoma) e 
- Globalidade (tratar o corpo como um todo e não tratar partes isoladas). 

Neste método, são realizados exercícios e terapia manual em posturas estáticas ("parado") com ênfase nas cadeias musculares, de modo lento, gradual e progressivo.
CADEIA ANTERIOR E  CADEIA POSTERIOR:

                                 

POSTURAS 
- A Rã no chão, braços fechados 
- A postura em pé, contra a parede
- A postura em pé no centro 
- A postura rã no chão, braços abertos

- A rã no ar, braços fechados
- A postura sentada 
- A postura em pé, inclinado pra frente(bailarina)
- A postura Rã no Ar, braços abertos

Leia mais:
http://www.sbrpg.com.br/
http://www.rpgsouchardinst.com.br
Revisão de evidência científica- RPG: http://www.reumatismo.org/index.php/reuma/article/view/Reumatismo.2007.192

Livros:
Reeducação Postural Global: Método do Campo Fechado, Philippe Souchard
As autoposturas respiratórias, Philippe Souchard
RPG - Fundamentos da Reeducação Postural Global, Philippe Souchard

PILATES

O "Pilates" é uma modalidade de exercício físico, criada pelo autodidata Joseph Pilates (1883-1967), baseado no conceito de "contrologia". Segundo Joseph Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização dos princípios das forças que atuam sobre corpo, dos princípios de equilíbrio e gravidade em cada movimento, associados ao conhecimento dos mecanismos funcionais. Preconizando a melhoria das relações musculares (agonistas e antagonistas).


Princípios Fundamentais da Contrologia:
- Concentração: atenção para cada parte do corpo, buscando aprendizado motor. 
- Controle: consciência dos músculos agonistas (que realizam determinada tarefa), mantendo padrão suave e harmônico do movimento. 
- Precisão: essencial na qualidade do movimento, enfatizando o realinhamento postural do corpo. 
- Centramento/ Centro de força ("Powerhouse"): formado pelos músculos abdominais, eretores profundos da coluna, extensores e flexores do quadril, juntamente com a musculatura do assoalho pélvico. Este conjunto muscular é essencial para o controle do corpo, formando  uma estrutura de suporte responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. 

- Respiração: um padrão respiratório correto é fundamental no início do movimento, tendendo a otimizar a capacidade respiratória. 
- Movimento Fluido: o movimento deve ser controlado, contínuo e leve, absorvando os impactos do corpo com o solo, usando a inércia e evitando choques

Desta forma, inicialmente, este método prioriza a realização de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo. Gradualmente são introduzidos exercícios de extensão do tronco e de maior dificuldade (são mais de 500 exercícios).  

Os exercícios são feitos no solo e/ou em aparelhos, de forma ativa (concêntrica e excêntrica), melhorando força, flexibilidade, resistência, tônus muscular, concentração, coordenação motora e consciência corporal.


THE HUNDRED - O CEM
Exercício clássico do Pilates, é uma dinâmica de aquecimento para os abdominais e os pulmões. Ela exige coordenação da respiração com o movimento. Fortalece braços, reto abdominal, oblíquo externo.

SINGLE BENT LEG STRETCH 
Exercício parra treinar os músculos abdominais para iniciar o movimento e apoiar e estabilizar o tronco, com as pernas e braços em movimento. Fortalece reto abdominal, oblíquos, alonga glúteos e coluna lombar, melhora coordenação e respiração.

Leia mais:
Revisão de evidência científica: Pilates: what is it? Should it be used in rehabilitation? http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3445206/
Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates®
Donzelli, S.; Domenica, F. Di; Cova, A.M; Galletti, R.; Giunta, N.; Two differente techiniques inte the rehabilitation treatment of lowback pain: a randomized controlled trial. Eura medicophys, 2006; 42: 205-10 

QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

Depende. 
O melhor tratamento é o mais individualizado possível. O terapeuta tem que utilizar mais de um método para alcançar o sucesso terapêutico do paciente tratado. Muitas vezes, mais de um terapeuta deve estar envolvido no plano terapêutico (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicoterapeuta, nutricionista, etc). 

No entanto, é importante ressaltar, que na fase aguda de dor, a prioridade é analgesia. Portanto, é fundamental que os exercícios não provoquem sensação dolorosa. 

Evidência científica: Ainda não há estudos científicos de boa qualidade que permitam definir a superioridade entre diferentes métodos terapêuticos.
Leia mais: 

Dor tem Tratamento!!!

Converse sobre as suas dúvidas com um médico especializado em reabilitação (Fisiatria). 

Dra Maike Heerdt 
Médica Fisiatra - Dor e Reabilitação



Contato Profissional: Rua Adma Jafet, 74 Conj 147 
(em frente ao Hospital Sírio Libanês)
Telefones (11)43040005 (11) 43040006 
Bela Vista - São Paulo -SP 
CEP 01308-050 

email: neurocranioecoluna@yahoo.com.br 
dortemtratamento@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário